Comportamento Bystander e Difusão de Responsabilidade: Educação e Multimédia
- psychology4humans
- 10 de jul. de 2020
- 4 min de leitura
Atualizado: 31 de jul. de 2020

Literatura
Como sugestões literárias, sugerimos dois livros inspirados na história de vida de pessoas comuns que, a partir dos seus atos de coragem, da sua determinação e dos seus gestos simples e valiosos se tornaram heróis, num período muito conturbado e sombrio da história da humanidade.

“A mulher que escondeu Anne Frank”
de Miep Gies e Alison Leslie Gold
Breve resumo: ”Neste livro intemporal, Miep relembra esses dias tortuosos e fá-lo com uma clareza e uma emoção vívidas. A narrativa vai da sua própria infância, enquanto refugiada da Primeira Guerra Mundial, até ao momento em que entrega a Otto Frank - o único dos ocupantes do esconderijo a sobreviver ao Holocausto - o pequeno diário axadrezado. Até então, não fora lido por ninguém.”

“Sob um Céu Escarlate”
de Mark Sullivan
Breve resumo: ”Pino Lella não quer nada com a guerra ou com os nazistas. Ele é um adolescente italiano normal - obcecado por música, comida e miúdas, mas os seus dias de inocência estão contados. Quando a sua casa em Milão é destruída pelas bombas dos Aliados, Pino junta-se a uma via-férrea subterrânea ajudando judeus a escapar dos Alpes (…) Numa tentativa de protegê-lo, os pais de Pino forçam-no a alistar-se como soldado alemão - julgando que assim o manteriam longe de combate. Mas Pino é ferido e depois recrutado, aos dezoito anos, como motorista pessoal do general Hans Leyers, o caudilho de Adolf Hitler na Itália, e um dos comandantes mais misteriosos e poderosos do Terceiro Reich.
Documentário

Como sugestão cinematográfica, sugerimos o documentário “The Witness”, de James D. Solomon, que aborda o caso do assassinato de Kitty Genovese, e faz-nos refletir sobre o poder das pequenas ações.
Música
No âmbito de sugestões musicais, sugerimos a canção SING, da banda norte-americana “My Chemical Romance”. SING é o terceiro single do quarto álbum de estúdio da banda, intitulado “Danger Days: The True Lives of the Fabulous Killjoys”.
Marcada por uma letra poderosíssima, esta música transmite uma mensagem de coragem, proatividade e de esperança, que nos faz refletir sobre uma sociedade cada vez mais individualista, e com questões sociais urgentes que requerem atenção e intervenção. SING inspira-nos a tomar uma posição, a pensar mais no outro, a quebrar o silêncio, a apoiar uma causa, a espalhar uma mensagem mais positiva de justiça, solidariedade e amor ao próximo.
A música tornara-se ainda mais especial pois foi o mote para o movimento “#SINGItForJapan", na sequência do sismo e tsunami ocorridos no Japão em 2011, uma das catástrofes naturais mais graves da sua história. Este movimento foi criado inicialmente por fãs da banda de todo o mundo, que queriam transmitir uma mensagem solidária a todas as pessoas afetadas pela catástrofe, via Twitter. Rapidamente o movimento disseminou-se e a banda decidiu pegar nesse mote e regravar o single, contribuindo para a angariação de fundos da Cruz Vermelha.
Como podemos ver, a força dos pequenos gestos está presente em todas as formas e dimensões da nossa vida!

"Sing"
Ano: 2010
Vídeo de #SINGitforjapan
Podcast

“You are not so Smart” é o podcast do criador David McRaney, que aborda inúmeros temas pertinentes da atualidade, com uma pitada de humor à mistura. Para este tema em concreto recomendamos o episódio 157, dedicado ao fenómeno da “Ignorância Pluralista”. Podes ouvir no Spotify, e saber mais pormenores sobre o programa em www.youarenotsosmart.com
Iniciativas
1. “Uma Causa por Dia”: Movimento que junta as ilustradoras Diana Reis e Maria Reis Rocha, quinze ONG’s e projetos de cariz social. Através da venda de ilustrações, as autoras contribuem para a sensibilização e apoio de causas relacionadas com a promoção da saúde mental, participação e transformação social, luta contra o racismo, direitos das pessoas LGBTQI+, resgate animal, direitos dos refugiados e das crianças, entre outras.
Podes visitar o seu site em: www.umacausapordia.com, escolher a causa que mais te sensibiliza e receber uma ilustração em tua casa, contribuindo assim para apoiar uma ONG!

2. “Um Muro (NUNCA) Detém os Sonhos”: "Uma viagem à fronteira entre os Estados Unidos da América e do México." A realidade crua, pelas palavras e olhar de Pedro Neto, que nos permitem embarcar na “Missão Tijuana” da Amnistia Internacional, retratando um “lugar de fronteira, dividido por um muro omnipresente que o atravessa e corta”.
A exposição virtual está disponível em: www.amnistia.pt/missão-tijuana/, e permite-nos conhecer um pouco mais sobre a história destas pessoas.
No final da exibição, também tens a oportunidade de deixar uma mensagem às famílias e pessoas que permanecem com as suas vidas suspensas na fronteira entre o México e os Estados Unidos da América. Fá-lo com o coração.

O Poder da Assinatura
3. Petições: Qual o poder da tua assinatura? Quando decides assinar algo, esse simples e pequeno gesto pode fazer a diferença na vida de alguém. Ao assinares estás a tomar uma posição, contrariando a indiferença social e dando força e voz a uma causa. Seja ela em prol dos direitos humanos, dos direitos dos animais ou da natureza.
Usa este privilégio que possuis para fazer a diferença. Usa-o de uma forma sábia e com o coração. Tu podes!
Deixamos aqui algumas sugestões de ONG’s que têm ao seu dispor um conjunto diverso de petições que podes assinar e apoiar:




Posts Relacionados:
Comments