Conformismo: Educação e Multimédia
- psychology4humans
- 31 de jul. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 3 de nov. de 2020

Literatura
Como sugestões literárias, sugerimos dois livros de George Orwell, conhecido pela sua escrita inteligente, perspicaz e bem-humorada, e com uma consciência profunda das injustiças sociais.

"1984"
de George Orwell
Breve resumo:“Winston, herói de 1984, último romance de George Orwell, vive aprisionado na engrenagem totalitária de uma sociedade completamente dominada pelo Estado, onde tudo é feito coletivamente, mas cada qual vive sozinho. Narrado na terceira pessoa, o livro traz a história de Winston no ano que dá nome à obra, em Londres. Winston pertencente à Oceânia, uma superpotência controlada pelo Partido, governo totalitário comandado por seu líder e símbolo, o Grande Irmão, sendo esta a mais famosa personificação literária de um poder cínico e cruel ao infinito.”

“Animal Farm” ou "A Quinta dos Animais"
de George Orwell
Breve resumo: “À primeira vista, este livro situa-se na linhagem dos contos de Esopo, de La Fontaine e de outros que nos encantaram a infância. Tal como os seus predecessores, Orwell escreveu uma fábula, uma história personificada por animais. Mas há nesta fábula algo de inquietante. Classicamente, atribuir aos animais os defeitos e os ridículos dos humanos, se servia para censurar a sociedade, servia igualmente para nos tranquilizar, pois ficavam colocados à distância, «no tempo em que os animais falavam», os vícios de todos nós e as suas funestas consequências. Em A Quinta dos Animais o enredo inverte-se. É a fábula merecida por uma época - a nossa época - em que são os homens e as mulheres a comporta-se como animais.”
Filme

"V de Vingança"
(2005)
Breve resumo: “Passado na paisagem futurista de uma Grã-Bretanha totalitária, "V de Vingança" é a história de Evey (Natalie Portman), uma jovem que é salva de morte certa por um homem mascarado (Hugo Weaving). Identificando-se apenas como "V", o mascarado revela um carisma incomparável e um talento extraordinário na arte do combate e da astúcia. V desencadeia uma revolução quando insta os compatriotas a lutar contra a tirania e a opressão. Mas ao descobrir a verdade sobre o misterioso passado de V, Evey toma também conhecimento da verdade sobre si própria e emerge como imprevisível aliada de V, no seu plano para devolver a justiça e a liberdade a uma sociedade afligida pela crueldade e a corrupção.”

"O Clube dos Poetas Mortos"
(1989)
Breve resumo: “Foi um dos filmes mais paradigmáticos da década de 80, criando um enorme consenso à sua volta. Um professor de literatura (Robin Williams) luta contra o conformismo da instituição escolar e pelo interesse dos seus alunos.”
Música
No âmbito de sugestões musicais, sugerimos a canção “The Handler”, da banda britânica “MUSE”. The Handler é o sexto single do sétimo álbum de estúdio da banda, intitulado “Drones”.
Esta música fala-nos sobre o poder do controlo mental e da capacidade de manipulação e dissuasão de algumas pessoas e da sociedade sobre os seus cidadãos, que nos remetem para fenómenos como o conformismo social.
Segundo o vocalista da banda e compositor, Matthew Bellamy, este single é inspirado na obra de Cathy O’Brien, o livro “TRANCE Formation of America: True life story of a mind control slav” (1995), que aborda o projeto secreto e ilegal de controlo mental desenvolvido pela CIA entre os anos 40 e 70 do século XX, testado em civis e militares, com o objetivo de criar “escravos mentais” que agissem de acordo com a vontade dos seus manipuladores, para fins corruptos do governo norte americano.


"The Handler”
Artista: MUSE
Álbum: DRONES
Ano: 2015
Vídeo "The Handler"
Iniciativas
O Poder da Assinatura
1. “Justiça pela falta de prestação de auxílio aos animais do canil cantinho 4 patas em Santo Tirso”
Esta petição online já conta com 185.048 assinaturas, e surgiu no seguimento do incêndio ao canil “Cantinho 4 Patas” em Santo Tirso, no dia 19 de Julho, 2020.
Podem aceder à petição aqui
2. “Aprovação do Estatuto de Vítima para crianças inseridas em contexto de violência doméstica”
Esta petição online já conta com 48.600 assinaturas, e o seu objetivo visa a criação de um estatuto legal para a proteção das crianças que vivem em contexto familiar de violência doméstica, seja entre os seus progenitores, seja entre outros membros da família.
Podem aceder à petição aqui
Comments